O que é a malha dry fit? Como personalizar camisetas dry fit?

18 de janeiro de 2022

malha dry fit é para esportes

O que é dry fit?

O dry fit (ou dry-fit, do inglês “veste seco”) é um conceito utilizado para definir o tecido feito com poliamida e elastano, ou seja, o suplex que, devido a sua estrutura e a titulagem do fio, ocasiona um conforto propício para roupas esportivas que exigem uma alta capacidade de transpiração. No ramo de personalização, é o queridinho das academias e para confecção de uniformes esportivos por conta de uma série de vantagens: flexível, leve, confortável e personalizável! Além disso, o tecido conta com outros pontos positivos.

camiseta em malha dry fit camisario

Camiseta feita em malha dry fit, com o cabide do Camisario

 

Do que é normalmente composta a malha dry fit?

Sua composição pode ser feita através da combinação de fios das matérias-primas poliéster, poliamida e elastano, que formam esse tecido sintético – o dry fit.

A poliamida é uma fibra mais nobre que o poliéster, por ter um toque mais macio e tratamento mais eficaz contra fungos e bactérias.

O que é poliamida?

Desenvolvida na década de 1930 pelo químico Wallace Hume Carothers, a poliamida é uma fibra sintética que garante ao tecido um toque mais macio, sedoso e elástico. É uma fibra sintética muito utilizada também na fabricação de artigos esportivos, como barracas de camping, patins, roupas de esqui, etc.

As malhas em poliamida possuem flexibilidade e um toque macio, permitindo a transpiração durante as atividades físicas ou dia a dia. Sua principal característica é a alta resistência e baixa absorção de umidade e cores vivas por mais tempo.

suplex de poliéster trata-se uma malha mais fina e maleável e, consequentemente mais transparente também. Já o suplex de poliamida é o inverso, trata-se de um tecido mais encorpado, firme e resistente que, além de promover uma maior compressão, também conta com uma menor chance de apresentar transparência.

Legging é dry fit?

Sim! Podemos considerar a maioria das calças estilo “legging” como roupas dry fit.

tecido de uma legging é composto pela união de dois fios. Um estático que pode ser a poliamida ou o poliéster e um elástico, tecnicamente conhecido como elastano. Ou seja, o elastano que dá a ação de esticar uma legging. O poliéster é uma fibra (fio) sintética que se assemelha ao plástico.

Quais as vantagens do tecido dry fit?

Como sinalizado, os tecidos dry fit não estão em moda apenas por serem bonitos. São muito mais: leves, resistentes, tecnológicos, práticos e indicados para uma vida mais saudável. Vamos ver algumas vantagens.

Dry fit protege contra raios UV

Raios ultravioletas é muito prejudicial para qualquer pessoa que pratique exercícios físicos ao ar livre. A exposição prolongada ao sol pode causar uma série de complicações. Envelhecimento precoce, câncer de pele e até problemas oculares são alguns dos problemas de saúde causados pela exposição da pele sem proteção.

As roupas em Dry Fit ajudam a prevenir a radiação ultravioleta, quando se pratica atividades ao ar livre, sendo uma garantia adicional contra as doenças causadas pela radiação solar.

Dry fit é muito confortável

A sensação de roupas úmidas e pesadas que, geralmente, ocorre durante e após o exercício, podem ser evitada pelo uso de tecidos Dry Fit. O maior espaçamento entre os fios também ajuda a melhorar o conforto: a transpiração é eliminada através destes espaçamentos, reduzindo assim a umidade no corpo, deixando mais leve e confortável a atividade física.

No algodão, a umidade penetra no tecido, deixando a roupa mais pesada e úmida, mas isso não acontece no tecido Dry Fit. Ao invés de facilitar a transpiração do praticante de esportes, tanto ao ar livre como em exercícios “in door”, as roupas de algodão não permitem que o suor alcance o exterior rapidamente, evitando assim a evaporação do suor.

Roupas em dry fit são altamente práticas

É muito normal chegarmos cansados em dias em que praticamos atividade física e estamos sem vontade de lavar a roupa suada? Com os tecidos Dry Fit, você pode se dar o luxo de limpar as suas roupas na hora mais oportuna.

A secagem rápida, em apenas alguns minutos, eleva a praticidade das roupas e permite que ela seque rapidamente. Além disso, o tecido não amarrota. Basta lavar a camiseta, deixar secar e pronto: já pode ser usada novamente!

Se você valoriza a praticidade no dia a dia, a malha dry fit não pode ficar de fora do seu guarda-roupa.

O tecido dry fit tem muita resistência

Além de secagem rápida, leveza, conforto e de não amarrotar, os tecidos de poliéster também são conhecidos por sua alta resistência ao uso. Isso faz com que as roupas tenham um ótimo custo-benefício, já que tendem a durar muito mais tempo.

Lembre-se que roupas de alta qualidade são necessárias para a prática de exercícios físicos, pois são afetadas por fatores como suor, alta temperatura, raios UV e UVA, dentre outros fatores. Nunca compre tecidos só porque são os mais baratos. Caso contrário, você arrisca ter que fazer alterações com frequência – isso desperdiçaria todas as suas economias anteriores.

Da mesma forma, para realmente ganhar seus colaboradores, amigos e clientes, a personalização pode ser feita em roupas de material de maior qualidade – e o dry fit é uma ótima opção.

Dry fit promove alta performance

A leveza, o conforto, a flexibilidade e a evaporação mais rápida da umidade do tecido são alguns dos fatores que permitem que os atletas alcancem melhores resultados durante a prática de atividades físicas.

Além disso, o uso de tecidos Dry Fit podem alterar a confiança e a autoestima. Afinal, com esse tipo de roupa, você sabe que está utilizando a tecnologia certa para a atividade, além de se sentir mais confortável, aumentando a segurança.

As camisetas Dry Fit são altamente recomendadas para todos os tipos de exercícios físicos, mas principalmente para aqueles de longa duração – quando é necessário regular a temperatura corporal. Por isso, se você estiver correndo, caminhando, jogando futebol ou praticando qualquer atividade física, aposte neste tecido.

tecido dry fit esportes

Tecido dry fit é ideal para prática esportiva

É possível fazer um uniforme em dry fit?

Sim. Totalmente possível e indicado, especialmente para atletas que praticam esportes coletivos.

Um dos efeitos da transpiração absorvida pelas roupas são as marcas de suor nas peças, como as “pizzas” debaixo do braço. Em um uniforme de dry fit a possibilidade disso acontecer diminui bastante. O motivo é o suor ser liberado para o ambiente de maneira rápida. Além disso, o tecido dry fit conta com todas as vantagens já mencionadas! Portanto, na hora de fazer um uniforme personalizado para seu time de várzea ou como brinde para novos adeptos da sua academia, cogite usar essa malha.

Como fazer uma camiseta personalizada dry fit?

Existem muitas técnicas. A mais popular é a sublimação. No Camisario, temos fornecedores que trabalham com as mais diversas técnicas de estamparia na malha dry fit.

Por exemplo, com o uso de uma prensa e uma Impressora Epson Série L, você consegue facilmente personalizar camisetas e quaisquer outras peças de roupas em dry fit. Com o detalhe que precisa cuidar com o tipo de tinta. Não use a tinta corante que vem na impressora. Substitua-a por tinta sublimática. Imprima primeiro em Papel (pode ser A4 ou o A3, um pouco maior-padrão da impressora). Imprima no papel do lado inverso, para quando aplicar na camiseta, fique correta a apresentação do “print”.

Quais as técnicas de estamparia em malha dry fit?

Diferenciando as técnicas de estamparia:

  1. SILK SCREEN
  2. SILK CARROSSEL
  3. SILK DIGITAL
  4. BORDADO
  5. SUBLIMAÇÃO
  6. SUBLIMAÇÃO TOTAL
  7. PLOTTER
  8. TRANSFER

Posso fazer um pedido de camisetas personalizadas dry fit no Camisario?

Pode e deve! No Camisario, com fornecedores de camisetas personalizadas dry fit especializados no trabalho dessa malha tão rica. Basta preencher nosso formulário com os detalhes, contando mais sobre sua necessidade, e entregaremos os melhores orçamentos de estamparias online para sua ideia!

Outros artigos

Como vender camisetas personalizadas online?

Como vender camisetas personalizadas online?

A recente crise econômica, causada, dentre outros fatores, pela pandemia do COVID-19, fez com que diversos empreendedores buscassem meios mais práticos de atender suas demandas na área de personalização. Pensando nisso, o Camisario promove uma ideia para ampliar seu alcance enquanto estamparia: um marketplace que concentra os pedidos, solicitações e demandas.